sábado, 29 de novembro de 2008

ESTADISTA DOS ESTADOS UNIDOS UM DOS FUNDADORES DA PÁTRIA CHAMADO DE PAI DA CONSTITUIÇÃO AMERICANA



4° Presidente dos Estados Unidos da América
Mandato
4 de março de 1809 até
4 de março de 1817
Vice-Presidente - George Clinton

- Elbridge Gerry

Precedido por Thomas Jefferson
Sucedido por James Monroe

Nascido em 16 de março de 1751
Port Conway (VA)
Morreu em 28 de Junho de 1836 (85 anos)
Montpelier (VA)
Partido político Federalista
Esposa Dolley Madison
Profissão Advogado
Assinatura Assinatura de James Madison


28 DE NOVEMBRO MADISON no Calendário Histórico।


28 DE NOVEMBRO Neste dia, no calendário histórico de Auguste Comte, no mês da POLÍTICA MODERNA,
o MÊS DE FREDERICO, o tipo humano homenageado nos anos bissextos é:

MADISON
James Madison
(nasceu em 1751, na Virgínia, Estados Unidos; morreu em 1836 na Virgínia)


O Calendário Histórico mostra a evolução por muitos milênios do homem por meio das maiores figuras do melhoramento gradual da vida humana, devido ao progresso do conhecimento científico que prepara a nova civilização industrial moderna. São os estadistas da nova civilização que antes obedeciam às normas políticas dadas pelo conhecimento com base nas crenças em divindades e passa ao saber político firme comprovado, isto é, do saber positivo sobre o próprio homem, sobre o mundo e seus princípios gerais
Nesta semana são consagrados os estadistas dos anos 1600 e 1700, séculos 17 e 18, que participaram de revoltas anteriores à Revolução Francesa. Foram movimentos de soberania popular e de igualdade que levaram políticos a participar da tendência para o regime político republicano, do bem público, para o povo todo. Esses estadistas seriam naturalmente conservadores ardentes, mas foram envolvidos pela força revolucionária política decorrente das novas doutrinas filosóficas libertadoras dos enciclopedistas seculares, emancipados das crenças antigas. Foram revoluções pela república, pela libertação de países dominados pelo estrangeiro ou pela independência de colônias em outros continentes.

Por Ângelo Torres

JAMES MADISON nasceu no Estado americano da Virgínia. Durante a guerra da independência se destacou na convenção do seu próprio Estado e no Congresso da nação. Foi o quarto presidente dos Estados Unidos, de 1809 a 1817. É considerado um dos fundadores do país e chamado o pai da Constituição americana, defensor das liberdades democráticas.
Madison sustentou com energia a proposta de lei que Jefferson apresentou para estabelecer a liberdade religiosa na nova república americana. Na posição de político do partido democrático defendeu sempre que fosse limitada a autoridade do governo federal sobre os Estados separados. Seus escritos sobre o tema não só tiveram um imenso peso em seu tempo, como ainda são reconhecidos como tendo um valor permanente.
Sua vida foi de honestidade e de natureza moderada. Embora tenha sempre se oposto à política autoritária de George Washington, suas grandes relações de amizade com o general e homem ilustre nunca se alteraram.

Nenhum comentário: