quarta-feira, 26 de novembro de 2008

LÍDER POLÍTICO INGLÊS FAMOSO NA OPOSIÇÃO QUE LEVOU À GUERRA CIVIL E À REPÚBLICA


26 DE NOVEMBRO HAMPDEN no Calendário Histórico.


26 DE NOVEMBRO Neste dia, no calendário histórico de Auguste Comte, no mês da POLÍTICA MODERNA,
o MÊS DE FREDERICO, o tipo humano homenageado nos anos bissextos é:

HAMPDEN
John Hampden
(nasceu em 1594, em Londres; morreu em 1643, no Oxfordshire, Inglaterra)


O Calendário Histórico mostra a evolução por muitos milênios do homem por meio das maiores figuras do melhoramento gradual da vida humana, devido ao progresso do conhecimento científico que prepara a nova civilização industrial moderna. São os estadistas da nova civilização que antes obedeciam às normas políticas dadas pelo conhecimento com base nas crenças em divindades e passa ao saber político firme comprovado, isto é, do saber positivo sobre o próprio homem, sobre o mundo e seus princípios gerais
Nesta semana são consagrados os estadistas dos anos 1600 e 1700, séculos 17 e 18, que participaram de revoltas anteriores à Revolução Francesa. Foram movimentos de soberania popular e de igualdade que levaram políticos a participar da tendência para o regime político republicano, do bem público, para o povo todo. Esses estadistas seriam naturalmente conservadores ardentes, mas foram envolvidos pela força revolucionária política decorrente das novas doutrinas filosóficas libertadoras dos enciclopedistas seculares, emancipados das crenças antigas. Foram revoluções pela república, pela libertação de países dominados pelo estrangeiro ou pela independência de colônias em outros continentes.

Por Ângelo Torres

HAMPDEN descendia de muito antiga família inglesa. Destacou-se quando se opôs a contribuir ao empréstimo obrigatório estabelecido pelo rei Carlos I. Estudou na Universidade de Oxford e era membro da Câmara dos Comuns.
Tornou-se um especialista em direito tributário, o que o levou a considerar ilegal o empréstimo imposto pela monarquia para a fabricação de navios. Em conseqüência foi colocado na prisão por quase um ano, depois de perder a demanda nos tribunais.
Só restava a insurreição como recurso para a resistência contra o rei. A rebelião da Escócia em 1639 é que mostrou força para a revolta, fazendo apelo ao fanatismo religioso das classes mais pobres.
O Parlamento foi novamente reunido em 1640, mostrando que Hemden se tornara o líder como o PAI DA PÁTRIA, um grande nome com poder para o bem e para o mal, acima de todos do reino.
A luta parlamentar contra o rei foi feita com admirável habilidade por Hampden por seu elevado caráter e sua cortesia de cavalheiro. A crise ficou insustentável e foi feito o apelo às armas. Hampden, aos 48 anos, se lançou na revolta armada, com energia e capacidade. Mas antes de um ano de guerra civil sofreu um ferimento mortal em combate.
Hampden era primo-irmão e amigo de coração de Oliver Cromwell, que era cinco anos mais moço que ele.
Em homenagem seu nome foi dado às cidades americanas de Hamden em Connecticut e Hampden no Maine, também ao condado de Hamden em Massachusetts.

Nenhum comentário: