terça-feira, 25 de novembro de 2008

GENERAL PARLAMENTAR DESTACADO REPUBLICANO NAS GUERRAS CIVIS DA INGLATERRA

25 DE NOVEMBRO LAMBERT no Calendário Histórico.

25 DE NOVEMBRO Neste dia, no calendário histórico de Auguste Comte, no mês da POLÍTICA MODERNA,
o MÊS DE FREDERICO, o tipo humano homenageado nos anos bissextos é:

LAMBERT
Lambert, John
(nasceu no Yorkshire, Inglaterra; morreu em Devon, Inglaterra)

GENERAL PARLAMENTAR DESTACADO REPUBLICANO NAS GUERRAS CIVIS DA INGLATERRA

O Calendário Histórico mostra a evolução multimilenar do homem por meio das maiores figuras do melhoramento gradual da vida humana, devido ao progresso do conhecimento científico que prepara a nova civilização industrial moderna. São os estadistas da nova civilização que antes obedeciam às normas políticas dadas pelo conhecimento com base nas crenças em divindades e passa ao saber político firme comprovado, isto é, do saber positivo sobre o próprio homem, sobre o mundo e seus princípios gerais
Nesta semana são consagrados os estadistas dos anos 1600 e 1700, séculos 17 e 18, que participaram de revoluções anteriores à Revolução Francesa. Foram movimentos de soberania popular e de igualdade que levaram políticos a demonstrar a tendência para o regime político republicano, do bem público, para o povo todo. Esses estadistas seriam naturalmente conservadores ardentes, mas foram envolvidos pela força revolucionária política decorrente das novas doutrinas filosóficas libertadoras dos enciclopedistas seculares, emancipados das crenças antigas. Foram revoluções pela república, pela libertação de países dominados pelo estrangeiro ou pela independência de colônias em outros continentes.

Por Ângelo Torres

JOHN LAMBERT foi o oficial general de confiança de Olivier Cromwell, que governou a Inglaterra como chefe republicano do país. Teve importantes posições na maior parte das campanhas militares de Cromwell.
Oficial bem aceito nas tropas, Lambert, elevado a major general aos 28 anos de idade, foi dos principais líderes entre os que colocaram Cromwell como Protetor ou chefe único da república inglesa, de 1653 a 1659, sendo chamado de “Lord Protector of the Commonwealth”.
A guerra civil na Inglaterra resultou da luta entre o rei Carlos I e o Parlamento. Na segunda fase dessa guerra Lambert e Cromwell venceram os realistas escoceses em 1648. A batalha final da guerra civil contra os partidários do rei ocorreu em 1651, lutando Lambert sob o comando de Cromwell. Foi a vitoria do exército parlamentar, na defesa da liberdade de várias seitas religiosas independentes, dirigido pelo General Oliver Cromwell.
Os membros presbiterianos do Parlamento foram expulsos e o congresso assim formado chamado de Rump Parliament decapitou o rei em 1649 e dissolveu a Câmara dos Lords, governando a Inglaterra como uma república do “commonwealth”.
Em 1658, com a morte de Cromwell, as desavenças entre os republicanos parlamentares e os militares parlamentares levaram à restauração da monarquia. O movimento republicano foi uma prematura tentativa da instalação das liberdades republicanas na Inglaterra.
Como soldado ele foi muito mais do que um general guerreiro porque possuía muitas das qualidades de um grande general e estadista. Foi um conceituado escritor e bem sucedido negociador.

Nenhum comentário: