quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

CÉLEBRE GEÔMETRA FRANCÊS

04 DE DEZEMBRO: VARIGNON no Calendário Histórico.

04 DE DEZEMBRO Neste dia, no calendário histórico de Auguste Comte, no MÊS DA CIÊNCIA MODERNA,
o tipo humano homenageado nos anos bissextos é:
VARIGNON
Pierre Varignon
(nasceu em 1654, em Caen, na França; morreu em 1654, em Paris)

CÉLEBRE GEÔMETRA FRANCÊS

FILOSOFIA DA HISTÓRIA.
O Calendário Histórico mostra a espontânea, oscilante, irregular, mas contínua evolução cultural em todos os aspectos da sociedade, por meio das maiores figuras humanas. O Calendário, na verdade, passa a ser um verdadeiro CURSO DE FILOSOFIA DA HISTÓRIA, demonstrando os seus princípios científicos em sua observação e fundamentação empírica nos anais da História.
Indica a faculdade criadora para o melhoramento da vida humana, depois do fim do feudalismo e do fim do poder político do papa e da fé medieval, devido ao conhecimento científico que prepara a nova civilização industrial moderna. São os cientistas da nova civilização, pensadores que antes eram teólogos e metafísicos e passam ao saber firme comprovado, isto é, ao saber positivo sobre o próprio homem, sobre o mundo e seus princípios gerais.
Nesta semana mostram-se os fundadores da Astronomia e da Física, compreendendo a Mecânica, a Acústica, a Eletricidade. Aqui estão os fundadores da Astronomia Moderna, Copérnico, Kepler e Tycho-Brahe. Está Huyghens que, depois de Galileu, e o principal fundador da Mecânica Celeste. Bradley calculou a velocidade da luz; Volta com a descoberta da eletricidade dinâmica. A semana é presidida por Galileu.

Por Ângelo Torres

PIERRE VARIGNON foi um dos divulgadores mais ativos da introdução na França do cálculo diferencial e integral criado por Leibnitz.
Filho de um arquiteto de Caen e fora destinado a ser padre católico. Seu gosto pelas ciências foi estimulado pela geometria de Descartes. Procurou ir a Paris, onde, com a ajuda de seu amigo o Abade de Saint-Pierre, fixou residência.
Em 1687 publicou o Projet d’une nouvelle mécanique. Esse livro teve grande repercussão, no ano seguinte sendo nomeado professor da cadeira de Ciências do Colégio Mazarin. Nessa função permaneceu até sua morte, em 1722. Sua saúde se deteriorou nos últimos anos de vida, impedindo que produzisse outras obras originais.
Em duas comunicações á Academia Real de Ciências em 1698 e em 1700 ele foi o primeiro a definir a noção de velocidade instantânea, que ele chamou de “velocidade-em- cada-instante”. Em seguida definiu a aceleração, pela aplicação do cálculo diferencial de Leibnitz à trajetória de um corpo.
Mostrou, com a ajuda do cálculo diferencial, que é possível deduzir a aceleração de um corpo a partir da velocidade instantânea por uma simples operação de derivação.
Suas aulas no Colégio Mazarin foram coletadas por alunos e publicadas em 1731, nove anos depois de sua morte. Recebeu o nome de Eléments de mathématiques. Foi o livro considerado como tendo os princípios de Geometria desenvolvidos com clareza e exatidão, as proposições são encadeadas de maneira simples e natural, as demonstrações são tão curtas e tão fáceis que ali se reconhece facilmente a superioridade do gênio de seu autor.

Nenhum comentário: